segunda-feira, 30 de novembro de 2009

11ª J | ADA 31 - SAMORA CORREIA 23

CAMPEÃO DE INVERNO
Com a vitória em Castelo Branco sobre o Samora Correia na última jornada do Campeonato Nacional, o ADA termina a 1ª volta na liderança da tabela classificativa.
Frente a uma equipa aguerrida, mas que normalmente consegue melhores resultados no seu pavilhão, o ADA mostrou que também sabe jogar com o factor casa, aproveitando para confirmar o título de inverno, e preparar o arranque da 2ª volta e o ataque ao desejado apuramento para a fase final.
O jogo esteve sempre controlado pela equipa da casa, aproveitando o facto de ter os seus 3 guarda-redes ao melhor nível, para efectuar o melhor jogo defensivo da época.
No ataque, continua a veia goleadora da equipa, desta feita a aproveitar bem o contra ataque, fruto do já referido bom desempenho defensivo.
Com várias equipas a discutir os 2 primeiros lugares que dão acesso à fase final, o ADA parte na frente, e, a confirmar-se o previsto no nº 2 do art. 9º do capitulo VI do regulamento da Federação Portuguesa de Andebol, a promoção de 4 equipas à 2ª Divisão poderá devolver o clube de Castelo Branco ao lugar que merece.

Publicado na "RECONQUISTA"
António Mata regista evolução da Albicastrense
Força na defesa!
O presidente dos “azuis” quer ver a equipa defender bem e até vai pensar num prémio aos jogadores em caso de subida.
3 de Dezembro de 2009 às 11:20h
A Associação Desportiva Albicastrense (ADA) conclui a 1ª volta do campeonato nacional da 3ª divisão de andebol como líder da zona centro. Na recepção ao Samora Correia anotou a nona vitória em onze jogos (31-23) e teve oportunidade de exibir uma faceta que, decididamente, não faz parte das suas características: defender bem.
Diante de um antagonista agressivo, foi à retaguarda que a Albicastrense começou a arquitectar o triunfo. António Mata regista essa evolução: “fizemos neste jogo o que não temos conseguido noutros: uma boa abordagem defensiva. E isso no andebol é meio caminho andado. Defendendo bem até dá para rodar mais jogadores”.
O presidente da ADA lembra que o conjunto ribatejano, que visitou Castelo Branco no último sábado, tem aspirações a um dos dois lugares de apuramento para a fase final, pelo que foi ganhar a um concorrente directo.
Mata mostra-se satisfeito pela presente época andebolística e até vai começar a pensar num prémio de subida, caso a equipa sénior alcance a promoção à 2ª divisão. Isto porque “os jogadores da ADA apenas recebem subsídio para ajudar às deslocações”. Prémios de jogo não há: “têm que fazer o melhor e pode ser que no final se arranje um prémio de classificação”.
É que as verbas estão sempre no limite e a ADA tem na presente temporada quatro equipas, “que chegam a fazer 400 quilómetros aos fins-de-semana”. Em tempo de vacas magras, não é fácil de gerir: “o que nos vale é o subsídio da autarquia, caso contrário não podíamos andar nos campeonatos. As firmas cada vez nos podem ajudar menos. Com muito sacrifício lá tentámos chegar ao fim de cada época. Às vezes não chega…”, lamenta Mata. Neste “lufa-lufa”, vai valendo também a boa vontade dos técnicos: “apenas um recebe subsídio”, diz Mata.
Este responsável regista também o trabalho que está a ser desenvolvido nos escalões jovens: “os iniciados já têm alguma estrutura anterior e estão a tirar partido disso. Os juvenis sentem mais dificuldades, pois têm menos tempo de andebol e estão colocados na zona das equipas de Leiria, que é muito forte. Mas vão melhorar. E em Janeiro começam os infantis”.
SÁBADO. Este sábado a equipa sénior volta a actuar no Pavilhão Municipal de Castelo Branco: recebe às 18 horas o Tondela (8º classificado). Na 1ª volta a ADA ganhou fora a este adversário por cinco golos (37-32).
Três dias após, no feriado de 8, um compromisso muito importante em Coimbra, com a Académica (18 horas, Pavilhão Universitário nº3). Os estudantes são os 2ºs classificados, a dois pontos da Albicastrense.
Albicastrense 31 Samora Correia 23
Pavilhão Municipal.
Albicastrense
Pedro Mendes; Roberto (3); Luis Gama (5); Melo (5); J. Valente; Maximiano (1); João Fialho (5); Romão; F. Pereira (7); P. Sanches (5); João Poças; Ricardo Sousa
Treinador: José Curto
Samora Correia
João; Daniel (1); Renato (9); Santos (4); Nuno (6); Fábio; Pedro; Alves (1); Trindade; Gonçalo; Ferreira (1); Caldeira (1); Edgar; Mariano
Treinador: Jorge Pereira
Árbitros: João Taborda e César Real (Portalegre).
Por: Francisco Carrega

ADA está a efectuar uma boa campanha

Sem comentários: